- Apresentação
É com grande satisfação que apresentamos esta página desenvolvida com o objetivo de esclarecer e prestar informações a cerca da Fonoaudiologia, principalmente sobre a Fonoaudiologia Educacional. A elaboração partiu da necessidade da comunidade acadêmica da UFERSA em conhecer o trabalho do profissional Fonoaudiólogo, onde trabalha e como atua. Dessa forma, utilizaremos este espaço para promover saúde e educação, partindo do pressuposto de informações específicas e especializadas no que se refere à comunicação humana, ao ensino e a aprendizagem. A partir de agora, a Fonoaudiologia da UFERSA disponibilizará desta página como guia de referência para divulgação de sua participação em ações, projetos e programas da universidade, além de servir como acesso a marcação de orientação e atendimento fonoaudiológico educacional individualizado para professores e alunos. Agradecemos a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que esta página fosse criada, pois se trata de um espaço informativo, instrutivo e inclusivo, numa perspectiva de apreender conhecimentos e mudar comportamentos e atitudes, utilizando a educação como agente construtor de uma melhor qualidade de vida.
- O que é Fonoaudiologia?
É a ciência da área da Saúde, que atua na promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Atua também nas áreas de ensino, pesquisa e gestão.
- Onde o fonoaudiólogo atua?
– Unidades básicas de saúde,
– Ambulatórios de especialidades,
– Hospitais e maternidades,
– Consultórios,
– Clínicas,
– Home care,
– Domicílios,
– Asilos e casas de saúde,
– Creches e berçários,
– Escolas regulares e especiais,
– Instituições de ensino superior,
– Empresas,
– Veículos de comunicação (rádio, TV e teatro), e
– Associações.
- Quais as especialidades da Fonoaudiologia?
– Audiologia;
– Linguagem;
– Voz;
– Saúde Coletiva;
– Disfagia;
– Fonoaudiologia Educacional;
– Gerontologia;
– Fonoaudiologia Neurofuncional;
– Fonoaudiologia do Trabalho;
– Neuropsicologia.
- Quais as atribuições do Fonoaudiólogo Educacional?
I – atuar no âmbito educacional, compondo a equipe escolar a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional de situações de ensino-aprendizagem relacionadas à sua área de conhecimento;
II – participar do planejamento educacional;
III – elaborar, acompanhar e executar projetos, programas e ações educacionais que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos visando à otimização do processo ensino-aprendizagem;
IV – promover ações de educação dirigidas à população escolar nos diferentes ciclos de vida.
- Quais as Competências do Fonoaudiólogo Educacional?
1- Área do Conhecimento: O profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional deve conhecer as políticas de educação definidas em âmbito federal, estadual e municipal, bem como os programas, projetos e ações relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Deve também atuar em parceria com os educadores visando contribuir para a promoção do desenvolvimento e da aprendizagem do escolar; melhoria da qualidade de ensino; aprimoramento das situações de comunicação oral e escrita; identificação de situações que possam dificultar o sucesso escolar e elaboração de programas que favoreçam e otimizem o processo de ensino-aprendizagem. Deve ter, ainda, conhecimento aprofundado da interrelação dos diversos aspectos fonoaudiológicos com os processos e métodos de aprendizagem no ensino regular e especial.
2- Função: Colaborar no processo de ensino-aprendizagem por meio de programas educacionais de aprimoramento das situações de comunicação oral e escrita; oferecer assessoria e consultoria educacional; atuar em gestão na área educacional; atuar em consonância com as políticas, programas e projetos educacionais públicos e privados vigentes.
3- Amplitude: Todas as esferas administrativas e autarquias educacionais voltadas à Educação Básica; Educação Especial; Educação Profissional e Tecnológica; Educação a Distância; Educação de Jovens e Adultos; Educação Superior e Pós-graduação.
- E quanto a Educação Especial e/ou Inclusiva?
Sensibilizar e capacitar educandos, educadores e familiares para a utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, o aprendizado e a inclusão escolar e social.
- A Fonoaudiologia na UFERSA
O trabalho Fonoaudiológico na Universidade Federal Rural do Semi-Árido teve início no ano de 2010 quando foi destinada uma vaga para o profissional Fonoaudiólogo mediante concurso público. Este profissional é lotado na Pró-Reitoria de Graduação e exerce suas funções como Fonoaudiólogo Educacional, em consonância com o Núcleo Pedagógico no que consistem suas atribuições para o desenvolvimento das habilidades e competências dos docentes e discentes, visando à otimização do ensino e aprendizagem. Dessa forma, na atualidade, a universidade dispõe de (1) um Fonoaudiólogo no campus da UFERSA/Mossoró, tendo como processo produtivo que implica em:
– Participar do diagnóstico institucional a fim de identificar e caracterizar os problemas de aprendizagem tendo em vista a construção de estratégias pedagógicas para a superação e melhorias no processo de ensino–aprendizagem;
– Atuar de modo integrado à equipe escolar a fim de criar ambientes físicos favoráveis à comunicação humana e ao processo de ensino-aprendizagem;
– Desenvolver ações educativas, formativas e informativas com vistas à disseminação do conhecimento sobre a interface entre comunicação e aprendizagem para os diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: gestores, equipes técnicas, professores, familiares e educandos, inclusive intermediando campanhas públicas ou programas intersetoriais que envolvam a otimização da comunicação e da aprendizagem no âmbito educacional;
– Desenvolver ações institucionais, que busquem a promoção, prevenção, diagnóstico e intervenção de forma integrada ao planejamento educacional, bem como realizar encaminhamentos extraescolares, a fim de criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a aprendizagem;
– Participar das ações do Atendimento Educacional Especializado – AEE de acordo com as diretrizes específicas vigentes do Ministério da Educação;
– Orientar a equipe escolar para a identificação de fatores de riscos e alterações ocupacionais ligadas ao âmbito da fonoaudiologia;
– Participar da elaboração, execução e acompanhamento de projetos e propostas educacionais, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a partir da aplicação de conhecimentos do campo fonoaudiológico;
– Desenvolver ações voltadas à consultoria e assessoria fonoaudiológica no âmbito educacional;
– Participar de Conselhos de Educação nas diferentes esferas governamentais;
– Processos de formação continuada de profissionais da educação;
– Realizar e divulgar pesquisas científicas que contribuam para o crescimento da educação e para a consolidação da atuação fonoaudiológica no âmbito educacional.
- Legislação
Lei Federal nº 6.965, de 9 de dezembro e 1981. “Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Fonoaudiólogo, e determina outras providências.”
Resolução CFFª nº 309, de 01 de abril de 2005. “Dispõe sobre a atuação do Fonoaudiólogo na educação infantil, ensino fundamental, médio, especial e superior, e dá outras providências.“
Resolução CFFa nº 382, de 20 de março de 2010. “Dispõe sobre o reconhecimento das especialidades em Fonoaudiologia Escolar/Educacional e Disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, e dá outras providências.”
Resolução CFFa nº 387, de 18 de setembro de 2010. “Dispõe sobre as atribuições e competências do profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional reconhecido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia, alterar a redação do artigo 1º da Resolução CFFa nº 382/2010, e dá outras providências.”